Entenda o que são os Progressive Web Apps

Realizar downloads de aplicativos não são um hábito comum dos consumidores devido a falta de praticidade e as empresas já perceberam isso. Conheça agora, a tecnologia desenvolvida pelo Google para mudar essa realidade.

A memória dos celulares é finita, fazendo com que o público seja cada vez seletivo em relação aos apps que farão download. A cada dia, o número de aplicativos baixados vem caindo. Pesquisas apontam que nos Estados Unidos esse número cai 20% ao ano.

Para reverter esse cenário, foram desenvolvidos os Progressive Web Apps, mas você sabe o que é isso?

Os PWAs são a aposta do Google para dispositivos móveis nos próximos anos. Eles são o conjunto de técnicas para desenvolver aplicações web, e progressivamente, serão adicionadas funcionalidades que antes só eram possíveis nos apps. Resumindo, é a junção de um site e um aplicativo, unindo o melhor das duas coisas.

Suas principais características são: funciona para todos os usuários, independente do navegador escolhido, adéqua-se a qualquer formato de tela, não depende da qualidade da rede, possui interação e navegação como os aplicativos, sempre estará atualizado, é mais seguro de ataques por ser em HTTPS, pode ser facilmente encontrado pelos buscadores, possui recursos de engajamento e pode ser instalado sem complexidade, mesmo possuindo uma URL.

Se antes somente aplicativos nativos possuíam push notifications, funcionalidades offline, geolocalização, e ícone na home do celular, agora é possível ter todos esses itens usando uma aplicação totalmente na web. Os desenvolvedores estão esperançosos por essa nova tecnologia, acreditando que é um caminho importante a ser traçado.

Um dos principais benefícios que isso trará é a diminuição da perda de usuários devido ao processo de buscar o app, instalar, abrir, se cadastrar, interagir e compartilhar. Pesquisas apontam que, em cada uma dessas fases, é comum existir uma perda de 20% de usuários. Isso não irá acontecer na web, pois bastará acessar o link e experimentar a novidade.

Os PWAs trarão economia para as empresas, que investem em aplicativos nativos e que muitas das vezes, não trazem o resultado desejado.

Ainda é cedo para falar sobre o sucesso das PWAs. Apesar de cases de sucesso, são poucas as empresas que usam essa nova tecnologia.

Gostou dessa matéria? Leia mais:

E claro, não deixe de entrar em contato conosco

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Ygor Magri

Ygor Magri